1º Curso dem Formação de Gestores do Varejo

A aproximação da formação de excelentes gestores do varejo já é uma realidade para a CDL e SINDILOJAS de Gramado, porque a grande maioria dos empresários do varejo não possuem curso superior, nota-se a fragilidade das empresas na condução dos seus trabalhos e a grande necessidade de consultorias externas para aliviar e auxiliar na execução correta das tarefas diárias como gestor.

A questão de ter ou não curso superior de administração de empresa é sim muito importante para obter os conhecimentos específicos de como devem ser executadas as tarefas na área administrativa e financeira, como sendo as principais e mais sensíveis. Mas o que é necessário que o gestor tenha uma carga maior de conhecimento e de participação dentro da empresa em virtude de desconhecer, muitas vezes, quais são os procedimentos mais eficazes de uma determinada área, como:

Gestão de custos, Gestão de Compras, Gestão de Venda, Gestão de Pessoas, Gestão de crédito e cobrança, Gestão Visual de Lojas, Comportamento do Consumidor, Planejamento Estratégico, Acompanhamento de Indicadores, entre outros. Estes são alguns pontos importantes que um gestor do varejo necessita ter conhecimento, para que tenha resultados positivos.

Cabe ainda salientar a fragilidade que o gestor sem um conhecimento mais específico tem para gerir seu negócio, cometendo muitos erros de gestão de pessoas, de processos e também de projetos futuros, que são derrubados pela falta de planejamento adequado e sem fundamentação em seus indicadores.

Além disso, como consequência destas lacunas de conhecimento, o empresário necessita de mais auxílio de alguns consultores externos para que identifiquem as arestas e ou dificuldades e propor soluções adequadas à cada erro de sua administração. Isso é uma realidade e em Gramado e sabemos que isso pode ser mudado, mas a questão maior é a conscientização dos gestores de que, principalmente, eles são os primeiros na empresa a realizar atualizações de conhecimento, pois o mercado muda rapidamente e precisam ajustar sua empresa à essas modificações.

Portanto, sabendo das necessidades do varejo local e regional, reafirmamos que a região das Hortênsias tem uma urgência na capacitação de seus gestores para criar um varejo forte e robusto, onde possibilitará um crescimento de suas empresas e municípios.

Como solução para esta preocupação geral do varejo, o SINDILOJAS e a CDL contam a partir de 05 de março de 2018 com um curso de “FORMAÇÃO DE GESTORES DO VAREJO” com uma carga horária de 150 horas, apenas 02 noites por semana, ministrado por profissionais Pós-graduados e Doutorados da UCS, no Campus de Canela. O conteúdo é muito amplo e foi criado pelas entidades e UCS para atender diretamente as necessidades que encontramos na região.

Mais informações

Um comentário em “1º Curso dem Formação de Gestores do Varejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *